sábado, 15 de outubro de 2016

Sistema Respiratório

Vertebrados Aquáticos.

    O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo. Este sistema é constituído por vias respiratórias superior e inferior. A via respiratória superior é formada por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. A via respiratória inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte da via respiratória inferior.O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas. 
    O pulmão de vertebrados, que se desenvolve  como um divertículo do intestino, consiste em uma complexa rede de túbulos e sacos, e a estrutura real consideravelmente entre as espécies. Os tamanhos dos espaços aéreos terminais tornam-se progressivamente menores nos pulmões de anfíbios, reptéis e mamíferos, mas o número total de espaços aéreos por unidade de volume do pulmão torna-se maior.
   A brânquia é uma estrutura presente em vertebrados (peixes, anfíbios larvais) e invertebrados (siri, lagosta, polvo). Através das brânquias, os organismos aquáticos conseguem remover o oxigênio dissolvido na água. Invertebrados, como anelídeos, crustáceos e larvas de alguns insetos, possuem brânquias externas; já, a maioria dos vertebrados apresentam brânquias internas. Em peixes com esqueleto cartilaginoso (condríctios), como tubarão e raias, as brânquias não possuem uma placa superficial denominada opérculo, comum em todos os peixes ósseos (osteíctios). O opérculo, aumenta a eficiência da respiração. Além do opérculo, os peixes osteíctios apresentam a bexiga natatória; órgão saculiforme ligado à faringe que funciona como órgão hidrostático no controle da profundidade de natação. Em alguns peixes a bexiga natatória pode funcionar como um pulmão primitivo permitindo que esses organismos permaneçam por horas fora do ambiente aquático.


1 - Fenda Opercular
2 - Opérculo
3 - Câmara Branquial
4 - Boca



Nenhum comentário:

Postar um comentário